A
Universidade Federal de Santa Catarina, fundada em 1960 no bairro Trindade, em
Florianópolis, possui atualmente dois campi na cidade e mais três no interior
do Estado, em Araranguá, Curitibanos e Joinville. Sua sede, o Campus Reitor
João David Ferreira Lima, abriga onze Centros divididos por áreas de
conhecimento.
O
Curso de Relações Internacionais faz parte do Centro Sócio-Econômico (CSE), do
qual fazem parte ainda os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Serviço
Social e Economia, este último ainda integrante de nosso Departamento, o de
Economia e Relações Internacionais. Seu espaço conta não somente com salas de
aula, mas também laboratórios, auditório e hall com xerox (compartilhado por
todos os cursos, mais o curso de Direito, pertencente ao Centro de Ciências
Jurídicas, o qual é coligado ao CSE) e caixas eletrônicos.
A UFSC
conta com diversos ambientes e instâncias voltadas à assistência de seus
estudantes, como Moradia Estudantil, Restaurante Universitário, Biblioteca
Universitária, entre outros.
PRAE
Para
estudantes de menor poder aquisitivo, a Universidade dispõe de diversas ações
de auxílio para sua permanência, como isenção no Restaurante Universitário,
vagas na Moradia Estudantil, Bolsa Permanência, entre outras. Tais ações são coordenadas
pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), responsável pelo auxílio à
Reitoria no que tange a políticas estudantis.
Para ter direito ao
auxílio, você deve ter seu cadastro socioeconômico aprovado. Mais informações
sobre como preencher o cadastro e quem tem direito aos diversos tipos de
assistência estudantil no site da PRAE.
RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
O
Restaurante Universitário, localizado próximo ao lago e ao Centro de
Convivência da UFSC, oferece diariamente almoço e jantar subsidiados à
comunidade universitária. As refeições normalmente constituem-se em salada,
acompanhamentos e um tipo de carne por dia da semana. Além disso, há sucos e
água liberados, porém não são oferecidos copos. O cardápio, elaborado
semanalmente, pode ser consultado pela internet no site.
O
acesso ao RU somente é permitido mediante a carteirinha da UFSC. Para fazê-la,
o calouro deve se dirigir à Administração do Restaurante (localizada ao lado
esquerdo do RU) de segunda à sexta, das 8h às 16h50, munido de Atestado de
Matrícula e documento de identidade com foto. Não é cobrada a primeira emissão;
caso perca esta carteirinha, uma segunda via pode ser emitida da mesma maneira
ao preço de R$15. Você receberá, além da carteirinha, uma caneca da PRAE para
utilizar no Restaurante.
Além
disso, é preciso comprar passes para as refeições, adquiridos no mesmo local de
emissão das carteirinhas a R$1,50 cada. Para compra-los você deve estar portando
atestado de matrícula do semestre vigente, caso contrário não terá direito à
compra. A venda de passes é realizada entre as 8h30 e 19h.
No
primeiro dia letivo do semestre, a entrada é gratuita e a carteirinha é
dispensada; durante os primeiros dias, a carteirinha continua a ser dispensada
para que os calouros possam providenciá-la. O Restaurante Universitário
funciona de segunda à sexta, das 11h às 13h30 e das 17h às 19h, e aos finais de
semana, feriados e pontos facultativos das 11h às 13h e das 17h às 19h.
BIBLIOTECA
UNIVERSITÁRIA
A
Biblioteca Universitária, localizada próxima à saída Trindade do campus,
oferece um amplo acervo de livros, periódicos, teses, entre outros, tanto para
consulta local quanto para empréstimo. O acesso local é livre de identificação,
porém para os empréstimos é necessário comprovar matrícula na UFSC e cadastrar
senha para as operações. Você pode realizar o cadastro no balcão de atendimento
da Biblioteca, no piso superior.
A estrutura da Biblioteca oferece,
ainda, mesas para estudo e reuniões dos acadêmicos, sala de estudos individuais,
computadores para pesquisa no acervo, puffs para leitura e descanso, máquina de
café, entre outras funcionalidades. A Biblioteca atende durante o período
letivo de segunda à sexta das 7h30 às 22h, e de sábado das 8h às 17h.
Além disso, no site da BU você
encontra funções como consulta à sua conta e ao acervo, reserva de livros e
normalização de trabalhos e artigos acadêmicos (importantes para a formatação
de seus trabalhos). Acesse através do link.
LABUFSC
E REDE WIRELESS
O LABUFSC é um laboratório de informática oferecido
pela UFSC que disponibiliza computadores aos seus estudantes para auxiliar os
estudantes a obterem acesso à internet, e assim facilitar o acesso ao
conhecimento de forma igualitária a todos. Localiza-se no prédio da Biblioteca
Central, no piso térreo. Para cadastrar-se, vá com sua carteirinha da UFSC ao
balcão do LABUFSC; tenha sempre a carteirinha em mãos para poder acessar o
laboratório.
A UFSC
oferece, ainda, rede wireless gratuita em todo o campus à comunidade
universitária. Para criar seu usuário, acesse o site
http://wireless.ufsc.br/cadastro/ e siga as instruções.
CURSOS EXTRACURRICULARES
Outra importante informação diz respeito aos cursos extracurriculares de idiomas oferecidos pela UFSC. Cursos de alemão, espanhol, francês, inglês e italiano são oferecidos semestralmente pelo valor de R$300 para os graduandos. Caso você não deseje se inscrever no nível iniciante, deve fazer o teste de nivelamento. Existe também curso preparatório para o TOEFL, ao preço de R$390, e também é oferecido curso de português aos alunos estrangeiros.
As inscrições para teste de nivelamento e matrícula para iniciantes deverão ser feitas online, as vagas são limitadas e por ordem de inscrição. Estrangeiros com visto de TURISTA não poderão realizar suas matrículas. Inscrições para as provas de nivelamento devem ser realizadas nos dias 18 de Março, das 8h às 12h. Para o nível iniciante, as inscrições ocorrem no dia 25, das 8h às 12h para Inglês e das 14h às 20h para os demais idiomas.
Para mais informações e matrícula, acesse o site.
CAGR, MOODLE E FÓRUM
Diversas
são as ferramentas de comunicação utilizadas por professores, coordenadores e
graduandos.
O CAGR,
Controle Acadêmico de Graduação (http://cagr.ufsc.br/), é aonde
são disponibilizadas notas, atestado de matrícula, histórico escolar simplificado,
entre outros documentos. Além disso, a partir da segunda fase você deverá
realizar também nele sua própria matrícula nas matérias que deseja cursar – não
se preocupe, a matrícula da primeira fase já vem pronta! O login no site é seu
número de matrícula, e a senha é a entregue a você no ato da matrícula.
O Moodle é
uma plataforma online de apoio aos cursos presenciais. Nele podem ser
disponibilizados pelos professores textos, atividades, entre outros recursos,
além do envio de mensagens a todos os matriculados na respectiva disciplina. A
senha padrão é a mesma do CAGR, porém você pode alterá-la caso deseje.
O Fórum da
Graduação (FORUMGRAD) é a ferramenta mais utilizada pela Coordenação do Curso
para avisos e recados a todos os matriculados no curso. Você receberá e-mails a
cada nova postagem no fórum.
GUIA ACADÊMICO
MATRÍCULA –
Na primeira fase, como já foi dito, a matrícula já vem toda pronta para o
calouro. Contudo no final do primeiro semestre você terá que escolher as
disciplinas que irá frequentar na próxima fase. O pedido de matrícula para cada
semestre é feito via internet pelo CAGR (Controle
Acadêmico de Graduação). Lembre-se deste site, pois ele é o mais útil durante
toda a graduação.
ESPELHO DE
MATRÍCULA – É aonde você pode consultar suas aulas, seus horários e locais,
através do site (CAGR). Elas se
apresentarão da seguinte forma:
DISCIPLINA - TURMA - AULAS - PLANO - SALA - HORÁRIO
CNM
7210 0483A 04 1 CSE 002 418304
CNM 7210 –
o código da disciplina matriculada.
0483A – a
turma que você conseguiu a vaga.
418304 – o
primeiro número indica o dia da semana (quarta-feira). Os quatro seguintes, a
hora da aula (18h30). O último é o número de horas-aula que você terá por dia.
CSE 002 –
sala de aula onde será ministrada a disciplina.
DISCIPLINA
OBRIGATÓRIA: existem as disciplinas que são obrigatórias em cada fase. Essas
disciplinas são a base do currículo do curso. Fique atento, pois se você deixar
de cumprir alguma, não poderá se formar.
DISCIPLINA
OPTATIVA – É aquela que você necessariamente deve cursar, sem, entretanto, ser
imposta a você uma determinada disciplina, sendo possível optar por elas dentre
as oferecidas por determinados departamentos preestabelecidos. São mais comuns
nas últimas fases do curso.
PRÉ-REQUISITO:
é a disciplina que você, obrigatoriamente, tem que fazer (e passar) para poder
cursar outras disciplinas das fases seguintes.
QUEBRA DE
PRÉ-REQUISITO: o colegiado do curso pode autorizar a quebra de pré-requisito quando,
por exemplo, houver risco de extinção da disciplina que está sendo oferecida –
devido a alterações no currículo do respectivo curso – ou então se você for
formando no semestre em que a quebra for solicitada.
EMENTA DA
DISCIPLINA: é um pequeno resumo do que será ministrado na disciplina. A ementa
serve para que o aluno saiba do que se trata a disciplina na hora de
selecioná-la para a matrícula e também para que o mesmo possa acompanhar e
monitorar o andamento das aulas.
PLANO DE
ENSINO – Você provavelmente receberá um de cada professor, aonde constarão o
conteúdo a ser estudado, os dias em que irá ser dado o conteúdo, os livros e
textos que serão cobrados na matéria, os horários de atendimento extraclasse,
etc.
AJUSTE DE
MATRÍCULA: período reservado no calendário acadêmico para solucionar os
eventuais problemas em sua matrícula. Você pode cancelar, trocar de horário ou
pedir alguma disciplina que queira frequentar. Basta acessar o CAGR no período do ajuste, que ocorre antes do
reinício das aulas e fazer as modificações. Vocês não irão precisar neste
semestre disso, pois a grade da primeira fase já vem pronta, sendo necessária
apenas em casos especiais.
TRANCAMENTO
DE MATRÍCULA – A matrícula só pode ser trancada depois do primeiro semestre,
podendo permanecer inativa por até 2 anos. Caso este prazo seja excedido, esta
será cancelada.
RETORNO: é uma maneira de voltar à Universidade para
fazer outro curso, porém, sem prestar vestibular. Só se consegue retorno quando
sobra vaga no curso desejado. Isso se aplica também ao aluno que abandonou o
curso.
TRANSFERÊNCIA
– É uma maneira de trocar de Universidade aproveitando o que você já
estudou. Você pode pedir transferência
de uma Universidade para outra e validar as disciplinas que já frequentou. Existe também a transferência interna, ou
seja, a mudança somente de Curso, não de Universidade, o que só é possível
quando há vagas remanescentes no Curso desejado.
VALIDAÇÃO –
Para aqueles que vieram de transferência de outras Universidades é possível
validar as matérias já cursadas em outra Instituição. Para mais informações,
procure o Departamento de Administração Escolar – DAE.
IAA –
ÍNDICE DE APROVEITAMENTO ACUMULADO – é calculado cumulativamente a cada
semestre, representado pelo quociente entre a soma das notas obtidas e a soma
da carga horária matriculada.
IM – ÍNDICE
DE MATRÍCULA – O acadêmico que tem o melhor IM tem prioridade na matrícula para
matérias optativas e/ou extracurso. O IM é calculado da seguinte forma:
IM = (IAA x
CHC) / CHT
IAA –
índice de aproveitamento acumulado.
CHC – carga
horária cursada (entram aqui, também, as disciplinas reprovadas).
CHT – carga
horária total do curso.
FI
(FREQUÊNCIA INSUFICIENTE): se você frequentar menos de 75% das aulas em uma
determinada disciplina, ao invés de obter uma nota, obterá o conceito FI, que
ficará registrado em seu histórico escolar. Você precisará refazer a
disciplina.
Conceito I
(INCOMPLETO): é um método de prorrogar para o semestre posterior a finalização
de determinada disciplina. Quando, por exemplo, o estudante fica doente por um
tempo, e não tem condições de realizar os trabalhos e provas necessárias,
solicita-se ao professor “conceito I”, que irá possibilitar a conclusão da disciplina
no semestre seguinte.
JUBILAÇÃO –
É o prazo máximo para o término do curso. Portanto, ainda que você tranque a
faculdade por um tempo ou realize intercâmbios, o curso deverá ser concluído
dentro deste período para que você receba seu diploma. No curso de Relações
Internacionais este prazo é de 12 semestres.
MENÇÃO DE
MÉRITO ESTUDANTIL – É a menção ao aluno com o maior IAA durante todo o curso.
CALENDÁRIO
ACADÊMICO: como o próprio nome diz, é o calendário que reúne todos os prazos
importantes que devem ser cumpridos pelos cursos de graduação, além de indicar
períodos importantes para alunos como: matrícula, ajuste, pedido de retorno,
entre outros.
O
Calendário Acadêmico 2013 pode ser acessado pelo CAGR ou diretamente no link.