Sobre a UFSC


A Universidade Federal de Santa Catarina, fundada em 1960 no bairro Trindade, em Florianópolis, possui atualmente dois campi na cidade e mais três no interior do Estado, em Araranguá, Curitibanos e Joinville. Sua sede, o Campus Reitor João David Ferreira Lima, abriga onze Centros divididos por áreas de conhecimento.
O Curso de Relações Internacionais faz parte do Centro Sócio-Econômico (CSE), do qual fazem parte ainda os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social e Economia, este último ainda integrante de nosso Departamento, o de Economia e Relações Internacionais. Seu espaço conta não somente com salas de aula, mas também laboratórios, auditório e hall com xerox (compartilhado por todos os cursos, mais o curso de Direito, pertencente ao Centro de Ciências Jurídicas, o qual é coligado ao CSE) e caixas eletrônicos.
A UFSC conta com diversos ambientes e instâncias voltadas à assistência de seus estudantes, como Moradia Estudantil, Restaurante Universitário, Biblioteca Universitária, entre outros.

PRAE
Para estudantes de menor poder aquisitivo, a Universidade dispõe de diversas ações de auxílio para sua permanência, como isenção no Restaurante Universitário, vagas na Moradia Estudantil, Bolsa Permanência, entre outras. Tais ações são coordenadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), responsável pelo auxílio à Reitoria no que tange a políticas estudantis.
Para ter direito ao auxílio, você deve ter seu cadastro socioeconômico aprovado. Mais informações sobre como preencher o cadastro e quem tem direito aos diversos tipos de assistência estudantil no site da PRAE.

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

            O Restaurante Universitário, localizado próximo ao lago e ao Centro de Convivência da UFSC, oferece diariamente almoço e jantar subsidiados à comunidade universitária. As refeições normalmente constituem-se em salada, acompanhamentos e um tipo de carne por dia da semana. Além disso, há sucos e água liberados, porém não são oferecidos copos. O cardápio, elaborado semanalmente, pode ser consultado pela internet no site.
            O acesso ao RU somente é permitido mediante a carteirinha da UFSC. Para fazê-la, o calouro deve se dirigir à Administração do Restaurante (localizada ao lado esquerdo do RU) de segunda à sexta, das 8h às 16h50, munido de Atestado de Matrícula e documento de identidade com foto. Não é cobrada a primeira emissão; caso perca esta carteirinha, uma segunda via pode ser emitida da mesma maneira ao preço de R$15. Você receberá, além da carteirinha, uma caneca da PRAE para utilizar no Restaurante.
            Além disso, é preciso comprar passes para as refeições, adquiridos no mesmo local de emissão das carteirinhas a R$1,50 cada. Para compra-los você deve estar portando atestado de matrícula do semestre vigente, caso contrário não terá direito à compra. A venda de passes é realizada entre as 8h30 e 19h.
            No primeiro dia letivo do semestre, a entrada é gratuita e a carteirinha é dispensada; durante os primeiros dias, a carteirinha continua a ser dispensada para que os calouros possam providenciá-la. O Restaurante Universitário funciona de segunda à sexta, das 11h às 13h30 e das 17h às 19h, e aos finais de semana, feriados e pontos facultativos das 11h às 13h e das 17h às 19h.

            BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA
            A Biblioteca Universitária, localizada próxima à saída Trindade do campus, oferece um amplo acervo de livros, periódicos, teses, entre outros, tanto para consulta local quanto para empréstimo. O acesso local é livre de identificação, porém para os empréstimos é necessário comprovar matrícula na UFSC e cadastrar senha para as operações. Você pode realizar o cadastro no balcão de atendimento da Biblioteca, no piso superior.
            A estrutura da Biblioteca oferece, ainda, mesas para estudo e reuniões dos acadêmicos, sala de estudos individuais, computadores para pesquisa no acervo, puffs para leitura e descanso, máquina de café, entre outras funcionalidades. A Biblioteca atende durante o período letivo de segunda à sexta das 7h30 às 22h, e de sábado das 8h às 17h.
            Além disso, no site da BU você encontra funções como consulta à sua conta e ao acervo, reserva de livros e normalização de trabalhos e artigos acadêmicos (importantes para a formatação de seus trabalhos). Acesse através do  link.

            LABUFSC E REDE WIRELESS
O LABUFSC é um laboratório de informática oferecido pela UFSC que disponibiliza computadores aos seus estudantes para auxiliar os estudantes a obterem acesso à internet, e assim facilitar o acesso ao conhecimento de forma igualitária a todos. Localiza-se no prédio da Biblioteca Central, no piso térreo. Para cadastrar-se, vá com sua carteirinha da UFSC ao balcão do LABUFSC; tenha sempre a carteirinha em mãos para poder acessar o laboratório.
A UFSC oferece, ainda, rede wireless gratuita em todo o campus à comunidade universitária. Para criar seu usuário, acesse o site http://wireless.ufsc.br/cadastro/ e siga as instruções.

CURSOS EXTRACURRICULARES
Outra importante informação diz respeito aos cursos extracurriculares de idiomas oferecidos pela UFSC. Cursos de alemão, espanhol, francês, inglês e italiano são oferecidos semestralmente pelo valor de R$300 para os graduandos. Caso você não deseje se inscrever no nível iniciante, deve fazer o teste de nivelamento.  Existe também curso preparatório para o TOEFL, ao preço de R$390, e também é oferecido curso de português aos alunos estrangeiros.
As inscrições para teste de nivelamento e matrícula para iniciantes deverão ser feitas online, as vagas são limitadas e por ordem de inscrição. Estrangeiros com visto de TURISTA não poderão realizar suas matrículas. Inscrições para as provas de nivelamento devem ser realizadas nos dias 18 de Março, das 8h às 12h. Para o nível iniciante, as inscrições ocorrem no dia 25, das 8h às 12h para Inglês e das 14h às 20h para os demais idiomas.
Para mais informações e matrícula, acesse o site.



CAGR, MOODLE E FÓRUM

Diversas são as ferramentas de comunicação utilizadas por professores, coordenadores e graduandos.
O CAGR, Controle Acadêmico de Graduação (http://cagr.ufsc.br/), é aonde são disponibilizadas notas, atestado de matrícula, histórico escolar simplificado, entre outros documentos. Além disso, a partir da segunda fase você deverá realizar também nele sua própria matrícula nas matérias que deseja cursar – não se preocupe, a matrícula da primeira fase já vem pronta! O login no site é seu número de matrícula, e a senha é a entregue a você no ato da matrícula.
O Moodle é uma plataforma online de apoio aos cursos presenciais. Nele podem ser disponibilizados pelos professores textos, atividades, entre outros recursos, além do envio de mensagens a todos os matriculados na respectiva disciplina. A senha padrão é a mesma do CAGR, porém você pode alterá-la caso deseje.
O Fórum da Graduação (FORUMGRAD) é a ferramenta mais utilizada pela Coordenação do Curso para avisos e recados a todos os matriculados no curso. Você receberá e-mails a cada nova postagem no fórum.

GUIA ACADÊMICO

MATRÍCULA – Na primeira fase, como já foi dito, a matrícula já vem toda pronta para o calouro. Contudo no final do primeiro semestre você terá que escolher as disciplinas que irá frequentar na próxima fase. O pedido de matrícula para cada semestre é feito via internet pelo CAGR (Controle Acadêmico de Graduação). Lembre-se deste site, pois ele é o mais útil durante toda a graduação.
ESPELHO DE MATRÍCULA – É aonde você pode consultar suas aulas, seus horários e locais, através do site (CAGR). Elas se apresentarão da seguinte forma:
DISCIPLINA - TURMA - AULAS - PLANO - SALA - HORÁRIO 
CNM 7210    0483A      04        1     CSE 002    418304
CNM 7210 – o código da disciplina matriculada.
0483A – a turma que você conseguiu a vaga.
418304 – o primeiro número indica o dia da semana (quarta-feira). Os quatro seguintes, a hora da aula (18h30). O último é o número de horas-aula que você terá por dia.
CSE 002 – sala de aula onde será ministrada a disciplina.
DISCIPLINA OBRIGATÓRIA: existem as disciplinas que são obrigatórias em cada fase. Essas disciplinas são a base do currículo do curso. Fique atento, pois se você deixar de cumprir alguma, não poderá se formar.
DISCIPLINA OPTATIVA – É aquela que você necessariamente deve cursar, sem, entretanto, ser imposta a você uma determinada disciplina, sendo possível optar por elas dentre as oferecidas por determinados departamentos preestabelecidos. São mais comuns nas últimas fases do curso.
PRÉ-REQUISITO: é a disciplina que você, obrigatoriamente, tem que fazer (e passar) para poder cursar outras disciplinas das fases seguintes.
QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO: o colegiado do curso pode autorizar a quebra de pré-requisito quando, por exemplo, houver risco de extinção da disciplina que está sendo oferecida – devido a alterações no currículo do respectivo curso – ou então se você for formando no semestre em que a quebra for solicitada.
EMENTA DA DISCIPLINA: é um pequeno resumo do que será ministrado na disciplina. A ementa serve para que o aluno saiba do que se trata a disciplina na hora de selecioná-la para a matrícula e também para que o mesmo possa acompanhar e monitorar o andamento das aulas.
PLANO DE ENSINO – Você provavelmente receberá um de cada professor, aonde constarão o conteúdo a ser estudado, os dias em que irá ser dado o conteúdo, os livros e textos que serão cobrados na matéria, os horários de atendimento extraclasse, etc.
AJUSTE DE MATRÍCULA: período reservado no calendário acadêmico para solucionar os eventuais problemas em sua matrícula. Você pode cancelar, trocar de horário ou pedir alguma disciplina que queira frequentar. Basta acessar o CAGR  no período do ajuste, que ocorre antes do reinício das aulas e fazer as modificações. Vocês não irão precisar neste semestre disso, pois a grade da primeira fase já vem pronta, sendo necessária apenas em casos especiais.
TRANCAMENTO DE MATRÍCULA – A matrícula só pode ser trancada depois do primeiro semestre, podendo permanecer inativa por até 2 anos. Caso este prazo seja excedido, esta será cancelada.
RETORNO:   é uma maneira de voltar à Universidade para fazer outro curso, porém, sem prestar vestibular. Só se consegue retorno quando sobra vaga no curso desejado. Isso se aplica também ao aluno que abandonou o curso.
TRANSFERÊNCIA – É uma maneira de trocar de Universidade aproveitando o que você já estudou.  Você pode pedir transferência de uma Universidade para outra e validar as disciplinas que já frequentou.  Existe também a transferência interna, ou seja, a mudança somente de Curso, não de Universidade, o que só é possível quando há vagas remanescentes no Curso desejado.
VALIDAÇÃO – Para aqueles que vieram de transferência de outras Universidades é possível validar as matérias já cursadas em outra Instituição. Para mais informações, procure o Departamento de Administração Escolar – DAE.
IAA – ÍNDICE DE APROVEITAMENTO ACUMULADO – é calculado cumulativamente a cada semestre, representado pelo quociente entre a soma das notas obtidas e a soma da carga horária matriculada.  
IM – ÍNDICE DE MATRÍCULA – O acadêmico que tem o melhor IM tem prioridade na matrícula para matérias optativas e/ou extracurso. O IM é calculado da seguinte forma:
IM = (IAA x CHC) / CHT
IAA – índice de aproveitamento acumulado.
CHC – carga horária cursada (entram aqui, também, as disciplinas reprovadas).
CHT – carga horária total do curso.
FI (FREQUÊNCIA INSUFICIENTE): se você frequentar menos de 75% das aulas em uma determinada disciplina, ao invés de obter uma nota, obterá o conceito FI, que ficará registrado em seu histórico escolar. Você precisará refazer a disciplina.
Conceito I (INCOMPLETO): é um método de prorrogar para o semestre posterior a finalização de determinada disciplina. Quando, por exemplo, o estudante fica doente por um tempo, e não tem condições de realizar os trabalhos e provas necessárias, solicita-se ao professor “conceito I”, que irá possibilitar a conclusão da disciplina no semestre seguinte.
JUBILAÇÃO – É o prazo máximo para o término do curso. Portanto, ainda que você tranque a faculdade por um tempo ou realize intercâmbios, o curso deverá ser concluído dentro deste período para que você receba seu diploma. No curso de Relações Internacionais este prazo é de 12 semestres.
MENÇÃO DE MÉRITO ESTUDANTIL – É a menção ao aluno com o maior IAA durante todo o curso.
CALENDÁRIO ACADÊMICO: como o próprio nome diz, é o calendário que reúne todos os prazos importantes que devem ser cumpridos pelos cursos de graduação, além de indicar períodos importantes para alunos como: matrícula, ajuste, pedido de retorno, entre outros.
O Calendário Acadêmico 2013 pode ser acessado pelo CAGR ou diretamente no link.